Dia 01 tu vai votar para o Conselho Tutelar?

 


O Coletivo Força Tururu ao longo do primeiro semestre se comprometeu em divulgar, a partir de posts nas redes sociais, um trabalho de conscientização em cima da importância do Estatuto da Criança e do Adolescente, com produção de cards, entrevistas, vídeos, reportagens, de maneira a dialogar com a sociedade a incrível importância da lei 8.069, de 1990, a Lei do ECA.




No segundo semestre o trabalho se deu em outro campo, entrevistar os candidatos ao Conselho da Cidade de Paulista (PE). A cidade subdividida em três regionais: Praias, Centro e Paratibe, com isso o número de candidatos passam de 30. Com o pouco tempo, mínimos recursos e o quantitativo pequeno de integrantes do Coletivo, foi preciso priorizar, então escolheu-se em reuniões internas que essa visibilização dos candidatos só se daria na regional das praias, na qual fica localizada o Tururu. Dos 14 candidatos, foi possível entrevistar 12. Os outros dois, não ocorreu entrevista devido a agenda dos próprios representantes ao pleito.

Nessas entrevistas e no diálogo que foi estabelecido ao longo dos dias com os candidatos foi possível destacar algumas variáveis importantes, tais quais lista-se algumas:

1) Há muitos candidatos despreparados.

2) A seleção dos candidatos ao Conselho Tutelar deveria ser mais rigorosa e possuir mais critérios na cidade.

3) Ser Conselheiro Tutelar, infelizmente, não significa ter apropriação das questões que são fundamentais a seu trabalho.

4) Em contraponto, há candidaturas muito comprometidas com o Estatuto da Criança e do Adolescente e com a sociedade de forma geral.

5) Há candidatos que misturam o pleito ao Conselho Tutelar com eleição para vereadores.

6) Muitos deles são financiados por políticos já de mandato.





A crítica interna que é importante socializar com o leitor, é de que poderia ter havido mais organicidade do Coletivo Força Tururu no processo de divulgação das candidaturas e do pleito, ter tornado as postagens mais políticas no sentido da orientação e produzido denúncias, mas infelizmente não foi possível.




Tudo isso serve de lição para estabelecer trabalhos futuros mais consolidados, explorar as possibilidades de temas, de perguntas, explorar mais a informação na medida em que possa entrevistar mais gente, garantir que este trabalho não fique apenas na internet, mas vá às ruas com a produção de materiais gráficos, anuncicletas, ampliando o debate para que fique mais consolidado e participativo.



Que no dia 01 de outubro, dia da eleição, seja um marco histórico e importante para o Brasil, mas acima de tudo, quem saia ganhando de verdade, sejam as crianças e os adolescentes deste país que já possui tantas histórias sofridas.

Coletivo Força Tururu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPANHA: PAULISTA, TERRITÓRIO NOSSO!

O MURO DA VERGONHA

POSSÍVEIS CRIMES ELEITORAIS SÃO COMETIDOS POR VEREADORES EM PAULISTA