ENTREVISTA: Juventude em busca de oportunidades de emprego

 


Na pesquisa que aplicamos na comunidade do Tururu, um dos principais problemas enxergados pela juventude é a falta de oportunidades de emprego.  Os jovens apontaram, por exemplo, algumas soluções para resolverem isso, tais como: implementação por parte do governo e empresas de cursos profissionalizantes, mais apoio da família, jovens serem vistos como prioridades, mais cursos técnicos, entre outros.

E muitos deles trouxeram também seus sonhos, dos mais simples, como: concluir a faculdade até mais difíceis como conseguir a casa própria. Ser simples ou difícil é algo subjetivo, sabemos, mas a realidade principalmente para jovens negros e moradores de periferias se apresenta, por muitas vezes, de maneira cruel. Tudo pode ser sempre mais difícil.

Entrevistamos a jovem Maria Cecília, de 20 anos, que se encontra desempregada e falou um pouco para o Coletivo Força Tururu como ela enxerga a questão da busca por oportunidades.

 

Coletivo Força Tururu: Qual seu nome e idade

Maria Cecília, 20 anos.

 

Coletivo Força Tururu: Qual a principal dificuldade para um jovem que busca ser inserido no mercado de trabalho

Falta de experiência. A maioria das empresas têm procurado pessoas com experiência aos cargos que estão oferecendo para vaga de emprego e eu penso que seria importante também dar oportunidades a jovens que tem força de vontade e só precisam de uma oportunidade para crescer no mercado de trabalho.

Por mais que a procura dos jovens seja grande, sem sempre os resultados são bons.

 

Coletivo Força Tururu: Você acha difícil, se sim, qual o porquê disso?

Acabamos, enquanto jovens, como respondi na pergunta anterior, tendo menos oportunidades por falta dessa experiência. Há que ter um incentivo também do setor privado na perspectiva de contribuir com os jovens na inserção no mercado de trabalho.

Deixar os jovens de fora desse processo é um erro, pois há muitos com muitos potenciais, porém não tem a oportunidade de mostrar isso.

 

Coletivo Força Tururu: Se você conseguisse um emprego quais potencialidades suas queria mostrar nele?

Tenho domínios no campo da informática. Posso considerar também que empatia e esforço em aprender em me envolver com o trabalho também são características importantes neste processo.

Queria ainda citar outras virtudes que fazem parte de mim, como: honestidade e me considero uma pessoa responsável, pontual.

 

Coletivo Força Tururu: O que pretende fazer, com seu salário, quando começar a trabalhar?

Preciso primeiro arcar com as minhas responsabilidades fixas, como: custos de casa, voltar a pagar a mensalidade da faculdade que precisei trancar e investir em um sonho: um comércio próprio.

 

A ação não fica apenas na aplicação da pesquisa e na entrevista com Cecília. É importante que esses dados sejam levados ao conhecimento de autoridades e para isso já está em curso a articulação de uma reunião com o superintendente de juventude da cidade de Paulista(PE) e como as políticas no município podem ser mais incisivas e incluírem jovens para construção de um projeto de vida que vise possibilidades concretas nas suas caminhadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPANHA: PAULISTA, TERRITÓRIO NOSSO!

O MURO DA VERGONHA

POSSÍVEIS CRIMES ELEITORAIS SÃO COMETIDOS POR VEREADORES EM PAULISTA