PESQUISA: O QUE ACHAM SOBRE A VACINA DA COVID-19 (comunidade do Tururu)

 


Uma rede de mentiras e desinformações ataca constantemente a democracia. Ela virou arma virtual atacando a campanha da vacinação contra a covid-19: espalha fakenews sobre as vacinas. Foi por meio das vacinas que ao longo da história doenças foram extintas e vidas foram salvas com eficácia em todo o mundo.

Preocupado com tudo  o medo das pessoas, o Coletivo Força Tururu, aplicou na comunidade uma pesquisa rápida e simples, no dia 18 de janeiro, com diferentes idades. Eram apenas 5 perguntas, que tinham como objetivo analisar como as pessoas na comunidade do Tururu pensam sobre a vacina e se irão se vacinar.

40 pessoas foram entrevistadas distribuídas em diversas ruas da comunidade, sendo assim temos o seguinte retorno:

 

Você acha a vacina segura?


Se analisarmos o quantitativo de pessoas que acham a vacina insegura mais as que ainda não sabem, chegamos ao número percentual de 60%.  Isto é um número muito alto se consideramos que a vacina salva vidas e que só por estar fartamente comprovado que as aplicadas no Brasil foram aprovadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que é um órgão do governo federal ligado ao Ministério da Saúde).

Felizmente há uma maioria de pessoas que confiam na vacina.

 

Na segunda pergunta tinha o objetivo específico de sentir se as pessoas estão informadas de que a vacina está sendo aplicada mundo a fora.:

Sabia que está sendo aplicada em outros países?


A grande maioria está informada sobre essa questão. 90% das pessoas que responderam, têm acompanhado pela internet ou noticiário que a vacina está sendo aplicada em outros países.

 

A terceira pergunta diz respeito ao maior receio que as pessoas têm sobre tomar a vacina.

Qual o medo que você tem com relação a vacina?


62,5% das pessoas que responderam a pesquisa dizem ter algum receio com relação à vacina: de ser algo prejudicial para a sua saúde. Se olhamos para o resultado da próxima pergunta, mesmo aquelas pessoas que disseram que irão tomar a vacina, há um percentual entre elas (pequeno) que possui algum medo sobre a vacinação da covid-19.

 

A pergunta que finaliza a pesquisa é se vai tomar a vacina? E temos a seguinte informação registrada.

Quase a metade das pessoas, ou seja, 47,5% vai tomar a vacina.  São 10% a mais de pessoas, do que as que disseram na primeira pergunta que não acham a vacina segura. Temos então um público que, mesmo achando a vacina não segura, vai toma-la mesmo assim.


Esses números mostram um grau de desinformação dos moradores que é preocupante. Por isso, encaminhamos um ofício à Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Paulista propondo uma campanha de comunicação na cidade e nos colocando à disposição para contribuir também.

O ofício traz alguns métodos de publicidade que informa da importância da vacina, envolvendo carros de som, formação à agentes de saúde, etc. Que seja aplicado o quanto antes para garantir a informação correta à população.

Nossa esperança é que com o decorrer das aplicações da vacina no Brasil e com as campanhas de comunicação que estão sendo feitas para conscientizar a população, o número de pessoas que queiram se vacinar amplie consideravelmente.

 

NÃO CAIA NAS FAKENEWS A VACINA SALVA VIDAS.

 

Quer saber mais sobre o Coletivo Força Tururu? Acesse:

 

www.instagram.com/coletivo_tururu

www.facebook.com/ColetivoForcaTururu

www.youtube.com/eusoucoletivo

ou nos manda um whatsapp: (81) 98409-9587 ou um e-mail: coletivotururu@gmail.com 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPANHA: PAULISTA, TERRITÓRIO NOSSO!

O MURO DA VERGONHA

DOCUMENTÁRIO ABORDARÁ O DIREITO À CIDADE EM PAULISTA