JUVENTUDES FORTES!

 



Em Paulista, projeto desenvolvido pelo Coletivo Força Tururu, promove formações e ações no campo da comunicação e incidência, desencadeados a partir informações coletadas em uma pesquisa aplicada em três bairros da cidade.

 

A cidade de Paulista(PE), como milhares de outras no Brasil, possui diversos problemas sociais graves, como: saneamento básico precário, postos de saúde com atendimento deficitário, transporte público que não interliga a cidade, entre outros. Se olharmos com foco nas juventudes, perceberemos outras questões deficitárias: falta de oportunidade de empregos e cursos profissionalizantes, espaços de lazer precários, jovens com baixa auto estima e poucas perspectivas.

 

Com a proposta de adentrar mais nas discussões que envolvem as juventudes, o Coletivo Força Tururu, em parceria com a CESE Direitos Humanos, está promovendo, desde dezembro de 2023, o projeto: Círculos de Juventudes. A ação começa sendo desencadeada por uma pesquisa aplicada em três territórios diferentes da cidade de Paulista: Paratibe, Maranguape 1 e Janga, alcançando 114 jovens que trouxeram seus medos, perspectivas e sonhos.

 

O segundo momento é, embasados na pesquisa, promover formações a estudantes de escolas públicas. Nos bairros de Maranguape 1 e Paratibe, o tema foi “saúde mental”, por ter se tratado do ponto que mais foi trazido pelos jovens, que enxergam esta questão como um grave problema que os/as assolam. De igual forma, trazendo suas inquietações, a juventude do Janga pontuou sobre “projeto de vida” e quais as perspectivas futuras para eles e elas, enquanto jovens moradores de comunidades pobres.

 


As formações ocorreram nas escolas Custódio Pessoa, Escritor José de Alencar e São José, todas estaduais.  Além da formação, foi entregue um informativo impresso, que foi elaborado pelos/pelas integrantes do Coletivo Força Tururu, com foco apenas na juventude, trazendo dados sobre a pesquisa, entrevistas, falando sobre as ações e muitos outros pontos. As formações se tornaram um espaço de devolutivas dos estudantes, sobre quais tipos de indicações eles e elas trazem de como a implementação de políticas sociais podem melhorar a vida delas e deles.

 

Com toda essa informação, a proposta é que tudo se transforme em um documento que seja um subsídio para cobrança da população aos Governantes, a fim de que políticas no campo das juventudes sejam implementadas e/ou reforçadas, que tenha mais presença de órgãos e secretarias de governos nas áreas de saúde, educação, lazer, emprego e diversas outras para atender as necessidades da população.

 


Ainda tem mais, etapas seguintes: Que são outras formações no campo da comunicação, com esses jovens estudantes de escolas públicas para a produção de: uma exposição de fotografia, cujo tema é “medos da juventude”; e, por fim, um vídeo reportagem, na qual a temática é “a força da juventude”, que vai contar a história de três dos três bairros apontados acima, no início deste texto.



Quando o documento for finalizado ficará disponível para ser acessado na internet, aqui no nosso blog.

Importante lembrar que, em paralelo a isso, ainda ocorre a campanha Mudando as coisas que eu não posso aceitar, mas aí fica para outro texto esse assunto porque renderá muito mais informações.

 

Somos o Coletivo Força Tururu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPANHA: PAULISTA, TERRITÓRIO NOSSO!

O MURO DA VERGONHA

POSSÍVEIS CRIMES ELEITORAIS SÃO COMETIDOS POR VEREADORES EM PAULISTA