RESPOSTA DA PREFEITURA DO PAULISTA AOS PROBLEMAS DA UBS MARCELO DIAS (no Tururu)




A partir de fevereiro deste ano, o Coletivo Força Tururu, o Projeto Minha Comunidade Melhor e a Casa Herbert de Souza estão em um processo de diálogo com a comunidade na perspectiva de garantir os atendimentos necessários dispostos na lei que estavam sendo negligenciados na UBS Marcelo Dias, que fica localizada na nossa comunidade, como: falta de profissionais, medicamentos e encaminhamentos para exames.

Diante disso foram elaboradas uma sequência de atividades, que foram as seguintes:

-       Promoveu-se uma reunião com representantes de grupos da comunidade no mês de fevereiro. Que é uma rede composta por pessoas, lideranças jovens e antigas que moram na Tururu, cujo grupo é batizado de “Agenda positiva”.
-       Foi apresentada uma pauta no Conselho de Saúde que infelizmente ficou impossibilitado de ser debatido, sobre a UBS, devido ao grande número de pontos que estavam postos naquele dia.
-       Iniciou-se ainda em fevereiro a coleta de assinaturas para o abaixo assinado, que contou com centenas de assinaturas.
-       Ocorreu a segunda tentativa de pautar a questão dos problemas que a UBS vinha sofrendo, no Conselho de Saúde. A problemática entrou na ordem do dia, mas as respostas não foram convincentes.
-       Em março foi entregue o abaixo assinado anexo a um documento explicativo que solicitava uma intervenção urgente na prefeitura e explicações. Este documento foi encaminhado ao Conselho de Saúde, a Câmara Municipal do Paulista e ao Ministério Público.
-       Em abril foi divulgado um áudio onde continha a fala da Secretária de Saúde, trazendo explicações absurdas de que a UBS do Tururu não tinha profissionais porque as pessoas tinham medo da comunidade, pela “história” de violência que o Tururu possuía.

Neste mês de julho chegou a resposta da Prefeitura, que foi enviada ao Ministério Público, constando as seguintes informações:






No geral a Secretaria de Saúde da Cidade do Paulista diz que o quadro de funcionários da UBS está tudo certo, com exceção da equipe de saúde bucal, mas que o concurso já está em vigor para apresentação dos selecionados. Que os medicamentos das farmácias estão conforme se pede e que houve um aumento de 37% no aumento do quantitativo de cotas de exames.

O Ministério Público deu 10 dias a contar da data expedição dos documentos aos grupos que solicitaram resposta da Prefeitura, ou seja, a data até dia 28.06.2019.

Estão sendo feitos contatos e diálogo com a população a fim de aferir se essas informações dadas pela Prefeitura são corretas, por momento, considera-se uma vitória a UBS Marcelo Dias entrar na pauta de discussões dos postos de saúde que precisam ser melhorados e ter uma atenção como deve ser em torno dele.

Não exitaremos em denunciar, articular a população e lutar por nossos direitos. Ademais estaremos atentos aos problemas que nos cercam.


Coletivo Força Tururu


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPANHA: PAULISTA, TERRITÓRIO NOSSO!

O MURO DA VERGONHA

DOCUMENTÁRIO ABORDARÁ O DIREITO À CIDADE EM PAULISTA