INFORMATIVOS COMUNITÁRIOS: Uma participação Coletiva



A organização e produção de materiais informativos que são construídos por coletivos e grupos que se articulam nas comunidades não é novidade para ninguém, é um instrumento de informação que deve ser organizado e estimulado para que, com isso, possa dar vez e voz à população que tem pouco espaço na agenda da mídia tradicional.

A história do Coletivo Força Tururu com a produção de fanzines (uma publicação impressa independente. Quem produz pode expressar suas ideias e pensamentos sem restrições, podendo ser políticas, sociais, literárias, histórias em quadrinho, poesias, etc) é antiga. Desde sua organização inicial (2008) trabalha com essa vertente comunicativa e tem resultados significativos no que diz respeito às respostas que a comunidade dá.


Atualmente o Coletivo Força Tururu produz bimestralmente o Fanzine chamado “Articula Tururu”, cujo nome já diz muito do que se pretende com ele: é um espaço aberto de denúncias, provocações, contribuições sociais e debate político acerca não só da comunidade, mas também com proposta de linha editorial mais abrangente, da cidade, região metropolitana.  Os textos são produzidos pelos próprios componentes do Coletivo e, ou, por pessoas voluntárias e militantes que se colocam para contribuir com o processo. É participação mesmo, véio.

As cópias do informativo variam de acordo com a situação financeira do Coletivo, podendo ser entre 200 a 500 tiragens por edição e são distribuídas aleatoriamente pela comunidade, bairro ou espaços que um dos componentes participe (Redes, fóruns, palestras, etc).  A entrega é feita no “corpo a corpo”, para poder interagir com as pessoas e tirar alguma dúvida se necessária sobre o que foi escrito no informativo.


O trabalho de comunicação popular é um trabalho que requer cuidados especiais e o maior de todos eles é fazer um processo de escuta aos moradores para entender de que forma querem contribuir e como querem ser visibilizados.  A visibilização é algo frequente no Informativo Fanzine “Articula Tururu”, pois é de obrigação estampar nas páginas deste o rosto e os sentimentos das pessoas que por muitas vezes não tem a oportunidade de terem suas histórias contadas.

Você pode também contribuir com a produção das edições do informativos, seja trazendo pautas para serem acrescentadas ou até financeiramente, pois cada “real” que a gente "junta" se transforma em uma cópia desse que será distribuída.  A próxima edição vai sair em setembro/2019 e convidamos você a colaborar.

Coletivo Força Tururu
coletivotururu@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPANHA: PAULISTA, TERRITÓRIO NOSSO!

O MURO DA VERGONHA

DOCUMENTÁRIO ABORDARÁ O DIREITO À CIDADE EM PAULISTA