UM GIRO NAS COMUNIDADES PARA FORTALECER GRUPOS

 


Estamos em tempos difíceis com avanço de posicionamentos neofascistas e discursos que segregam na sociedade. Foi pensando nessas questões que o Coletivo Força Tururu, a partir das expertises que adquiriu desde o momento em que foi fundado (2008) resolveu fazer um giro em favelas na região metropolitana do Recife para contribuir na organização das pessoas, no fortalecimento de outros coletivos e levar a metodologia da comunicação popular e comunitária como estratégia de intervenção.

Até a presente data além das ações que são desenvolvidas no Tururu, já visitamos Maranguape 2, em Paulista, Alto Sol Nascente, em Olinda, Jardim São Paulo, em Recife (todas na região metropolitana do Recife) e periferias da cidade de União dos Palmares, em Alagoas. Temos atividades agendadas no Córrego do Jenipapo e na Bomba do Hemetério, em Recife, e Paratibe, em Paulista - PE.



A proposta se dá na identificação de coletivos, estabelecimento de diálogos, organização de um plano de intervenção que pode ser pontual (com ações específicas focadas na comunicação) ou sistemático (com formações intercalando com ações) e agendamos todos os processos para trabalho in loco, sempre na base.

Com estas ações há um incentivo para que os coletivos articulados sejam fortalecidos; propõe-se uma articulação em rede para manutenção dos diálogos e trocas de experiências; há culminância de ações e multiplicação de informações a partir do processo formativo que é estabelecido, pautado na organização de planos de atividades, instrumentos de monitoramento, divulgação das propostas, etc.


Tudo é feito com bastante organização, distribuição de tarefas, acompanhamentos, incentivo à leitura, produção de materiais, respeito aos territórios e às diversidades locais.

Com isso o Coletivo Força Tururu pretende incentivar para que mais coletivos construam pontes, fortaleçam seus bairros, promovam incidência e lutem para que sejam aplicadas políticas públicas, para que vençamos o discurso de ódio e promova coletividade nas favelas.

Quer saber mais sobre o Coletivo Força Tururu? Então acesse:

www.instagram.com/coletivo_tururu

https://www.facebook.com/ColetivoForcaTururu

www.youtube.com/eusoucoletivo

ou nos mande um email: coletivotrururu@gmail.com ou um whatsapp (81) 98409-9587


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPANHA: PAULISTA, TERRITÓRIO NOSSO!

O MURO DA VERGONHA

DOCUMENTÁRIO ABORDARÁ O DIREITO À CIDADE EM PAULISTA