Contra dados há argumentos?

 


É comum que as pessoas divirjam na opinião, ninguém é obrigado a ter o pensamento igual, a acreditar no que a outra pessoa acredita, isso faz parte muito do direito à liberdade de expressão, porém há limites na discordância, elas não podem sobrepor a dados científicos, que demarca a linha entre o que é achismo e o que é fato.

Um exemplo disso é se alguém divergir que as vacinas não são eficazes ou que a Terra não é redonda, a besteira que se fala contrária a isso, pode ser dita inúmeras vezes, porém de nada servirá quando se há estudos objetivos em torno de fatos que provam que as vacinas funcionam e protegem e que o planeta Terra não é achatado.

Dia desses em uma ação fomos questionados por incitar o racismo em nossas mídias sociais. Vejam só: logo nós que temos uma de nossas bandeiras de luta o enfrentamento ao genocídio da juventude negra. Daí surgiu a curiosidade de perguntarmos porque a pessoa que nos acusa acredita que o Coletivo Força Tururu incita o racismo nas suas mídias e a resposta, pasmem! “Porque vocês falam o tempo todo que o negro tá morrendo nas favelas, que a maioria das pessoas que são presas são negros, absurdo, quando se escolhe cor, não se vê a pessoa”.

Em uma tentativa pedagógica (que fracassou) nossa de ensinar a pessoa que há dados concretos de que a maioria dos negros que são assassinados é de cor preta, morador de favela e pobre, que há uma guerra às drogas que só beneficia o ciclo de mortes, o encarceramento... Foi em vão tudo que falamos.  As fontes de conhecimento do rapaz, que tentamos dialogar eram sites da extrema direita e por muitas vezes ensinamentos advindos da igreja protestante na qual ele é frequentador assíduo. É tudo muito triste isso, onde fica o respeito, o amor? Tudo é esquecido quando se alimenta o ódio a partir de informações totalmente equivocadas.

Contra fatos e dados parece que tinham argumentos tolos, sem sentidos porque não estavam correlacionados há nenhum estudo de caráter social apenas na ilusão constituída em sua cabeça de uma fonte inesgotável de fakenews, que provoca desinformação, aparta a sociedade e não concentra conhecimento no óbvio que muitas pessoas estão sendo exterminadas em nosso país, que o discurso do ódio está se propagando em muitos lugares e não estamos sabendo como vencer tais coisas.

Cá pra nós ainda continuamos na esperança da mudança desse tipo de pensamento, mas não pode ser uma esperança sentada, na ideia de que tudo será diferente a partir de algum acontecimento que vai surgir do nada ou cair do céu, a esperança tem a ver com a busca, com a luta, com problematização, com inspiração do nosso quefazer.

Vamos vencer a desinformação.

 

Quer saber mais sobre o Coletivo Força Tururu? Acesse:

 

www.instagram.com/coletivo_tururu

https://www.facebook.com/ColetivoForcaTururu

www.youtube.com/eusoucoletivo

ou nos mande um email: coletivotrururu@gmail.com ou um whatsapp (81) 98409-9587


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPANHA: PAULISTA, TERRITÓRIO NOSSO!

O MURO DA VERGONHA

DOCUMENTÁRIO ABORDARÁ O DIREITO À CIDADE EM PAULISTA