ECOAR VOZES: FORMAÇÃO DE COMUNICADORES 2021

 


O que te faz acreditar que um mundo melhor é possível? Para nós é persistir na caminhada da luta social, dialogando com muitas pessoas, contribuindo na formação e trocando experiências. Em 2020 iniciamos uma ação piloto: a formação de comunicadoras e comunicadores populares, em duas comunidades, uma em Olinda e outra em Recife. Em 2021 queremos ousar mais, ampliando esta formação para que possa chegar a mais gente, articulando parcerias com outros coletivos. Uma troca de energia, experiência e força.

A formação de comunicadores se dá seguindo o seguinte roteiro:

1 - Análise de uma possível comunidade para implementar o curso.

2 - Diálogo com algum coletivo existente naquela comunidade.

3 - Estabelecimento da proposta e troca de experiência.




Após isso são marcadas as atividades, subdivididas em 4 ou 5 encontros, dentre elas um prático, onde serão produzidas as peças comunicativas que foram organizadas em grupo. Todos os encontros além do uso da ludicidade, da oportunidade de trazer conteúdos de experiências prévias dos participantes e estímulo a análise de casos é conduzido também para um trabalho paralelo, porém interligado, com ações práticas na comunidade, culminância de produção de vídeos e fotografias para contribuir com o debate em torno de como a comunicação popular e comunitária pode ajudar nas intervenções nos bairros, mobilizar pessoas e provocar a presença do poder público.

Um material específico foi elaborado como subsídio para essas atividades, como: uma cartilha e um plano orientador de formação que o facilitador do Coletivo Força Tururu utiliza nas formações. Também, com bastante frequência, são utilizados materiais ilustrativos: fotografias e banners, que auxiliam no entendimento da condução da atividade.




Neste ano de 2021 a pretensão é chegar a no mínimo cinco comunidades, com o objetivo final de estabelecer uma rede de parceria entre os coletivos e pessoas que participaram do curso, para que estes possam mutuamente se ajudarem para permanecerem fortes e atuarem nos seus respectivos territórios, sendo participativos, ativos e persistentes.

Enxerga-se aí que a formação de comunicadores, possui um objetivo a ser seguido cujo maior resultado é o fortalecimento da base, a implementação de políticas públicas e luta por direitos. O impacto disso poderá se ver depois, assim que essa locomotiva pedagógica estiver atuando conforme o planejado, utilizando métodos de comunicação como um simples zine ou celular nas mãos para atuar em rede, consolidando um forte espaço de discussão na região metropolitana do Recife.

Acredite: estamos apenas começando!

 



Quer saber mais sobre o Coletivo Força Tururu?

Acessa: www.instagram.com/coletivo_tururu

Ou nos manda um zap: (81) 81 98409-9587

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPANHA: PAULISTA, TERRITÓRIO NOSSO!

O MURO DA VERGONHA

DOCUMENTÁRIO ABORDARÁ O DIREITO À CIDADE EM PAULISTA