TÁ DIFÍCIL PEDIR VIAGEM POR APLICATIVO?

 

Por Cidicleiton Luiz

Quanto lhe custa sair da sua comunidade pedindo uma viagem de carro por aplicativo?

Aqui, no Tururu, para ir até o centro de Paulista (cidade onde fica localizada nossa comunidade, na região metropolitana do Recife) no app o custo médio é de R$ 20,00, porém o que deveria ser algo simples, para facilitar a vida do cidadão e da cidadã, quando se trata de bairros pobres esse valor pode ter várias questões agregadas a ele, principalmente se você quiser sair no início da manhã, tipo umas 04h30 ou no final da noite, mais ou menos umas 23h.

São vários problemas sociais que se correlacionam. Infelizmente pela estigmatização das periferias, no qual foram construídos diversos mitos ao longo dos anos, muitos deles produzidos pela grande mídia sensacionalista, pelo sentimento de medo dos motoristas, no final nosso lugar fica sempre marcado como um dos locais perigosos, seja direto ou indiretamente. Quando o motorista aceita uma “corrida”, por diversas vezes temos que, exaustivamente, dialogar com eles nos chats para que não cancelem, mesmo que tenhamos um “histórico legal” no app, com muitas avaliações positivas.

É um “nós cego” danado! Fazem inúmeras perguntas do tipo: "para aonde o senhor vai mesmo?" "que horas você tem que estar no local de destino?" "Pelo tempo estimado não vai dar tempo chegar neste horário, ainda vai querer ir assim mesmo?" Tudo isso sem sair do lugar de onde está estacionado, até que você perde a hora, a paciência e cancela a corrida. E não acaba por aí… Somos solicitados a pagar uma taxa de cancelamento que esses aplicativos cobram devido ao tempo de espera que nem culpa nossa é (Mas vê mermo!?).

A tecnologia veio para facilitar a vida das pessoas ou para outras pessoas, ganharem muito dinheiro, como os donos desses aplicativos (Uber, Pop, Indriver...), onde todos os dias quantias milionárias são depositadas em suas contas e mesmo assim as devolutivas e garantias são poucas: aos motoristas que arriscam diariamente suas vidas dirigindo carros para conseguir retorno financeiro no final do mês e para nós, meros (mas importantes) usuários.

Você acaba em um beco sem saída: impossibilitado de ser pego por um motorista que tem medo de entrar em sua comunidade; os donos de aplicativos pensam só e exclusivamente no seu lucro; e o usuário do sistema fico nesse meio com bastante dificuldade e na tentativa desgastante de sair de sua comunidade. Percebeu o quanto é difícil às vezes solicitar uma viagem por esses aplicativos?

Sei que essa não é uma realidade só do Tururu, tampouco do Rangel, em João Pessoa, do Belo Monte, em Maceió, do Bairro da Paz, em Salvador ou do Mãe Luiza, em Natal. É preciso elevar a autoestima de nosso território, fazer com que as pessoas se cheguem e somem positivamente no presencial e nas redes sociais, chega de tanta exclusão! Cobrar sempre respeito pelo nosso território afetivo, dos aplicativos, dos governos ou de quem quer que seja, pois estamos sendo observados e o Capitalismo é como coceira, só quer um pezinho para lascar com o corpo todo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPANHA: PAULISTA, TERRITÓRIO NOSSO!

O MURO DA VERGONHA

DOCUMENTÁRIO ABORDARÁ O DIREITO À CIDADE EM PAULISTA