CAMPANHA: PAULISTA, TERRITÓRIO NOSSO!

 


As construções desenfreadas na cidade de Paulista ganham força. A especulação imobiliária colocou o Plano Diretor do município debaixo do braço e está usando conforme os diálogos com a própria gestão vão se solidificando entre eles. Com isso está tendo um boom da construção civil com muitos condomínios, empreendimentos, fábricas e pouca participação popular nesta discussão.

Tudo isso vem com um discurso muito lindo de “progresso” do litoral norte, geração de emprego, modernização e construções que atendem à cidade. Na verdade, essa conversa bonita tem um endereço: as mentes das pessoas! Com isso há um engessamento da população que quer trabalhar, mesmo que o serviço seja temporário e ter recursos financeiros para o seu “pão de cada dia”.

Na prática há muito problema por trás desta roupagem como a degradação do solo, do meio ambiente, dejetos sendo jogados no mar ou em rios, pouco debate com a população, matas, manguezais sendo devastados, fauna e flora prejudicados e nada de desenvolvimento sustentável viável para construção de muitos desses megaempreendimentos.



Em Maria Farinha, por exemplo, está se tornando um “terreno fértil” para construções que não param, acredita-se que em um curto prazo, o bairro se tornará um “novo Paiva”, local privativo, onde poucos se beneficiarão das belezas da natureza e muitos serão os prejudicados no final.

Elencando tudo isso, o Coletivo Força Tururu e o Coletivo Salve Maria Farinha lançaram a campanha “Paulista, Território Nosso”, que tem a colaboração do CDES, Fórum Nacional de Reforma Urbana e da Habitat para a Humanidade. A campanha tem o objetivo de criar vários materiais de comunicação para ampliar a capacidade de discussão e levar à muitas pessoas a reflexão em torno do direito à cidade, que não pode ser “servida” aos privilégios de uma elite que finca seus laços com a cidade a partir dos benefícios que ela vai trazer a esta.



Os primeiros passos que já foram dados: lançamento da campanha, produção de informativo que será distribuído a 500 pessoas no bairro de Maria Farinha e redondezas e essas deverão multiplicar a informação para mais gente, produção de materiais de comunicação, vídeos sendo produzidos e dois já foram publicados até o final de junho, participação em lives e podcasts da cidade.

Os próximos passos se dão no campo da incidência, provocando o Poder Público a se posicionar e também na produção de mais matérias gráficos, audiovisuais, sonoros, para alertar a população da falta de debate e transparência do governo municipal e da força das empreiteiras que vem prejudicando moradores, comerciantes e o meio ambiente.

Quanto mais gente se somar a esta campanha, mais intensa ela será, por isso, faça com que Paulista seja, de verdade, um território nosso.

 

Você pode acompanhar algumas publicações que já foram feitas nos links abaixo:

https://www.instagram.com/p/Cs0qr8oOuCe/

https://www.instagram.com/p/CtGsOp8L-li/

https://www.instagram.com/p/CtQ_d5tM-Cl/

https://www.instagram.com/p/Ctv5CDnNZHO/

 

Coletivo Força Tururu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MURO DA VERGONHA

POSSÍVEIS CRIMES ELEITORAIS SÃO COMETIDOS POR VEREADORES EM PAULISTA