COMO DEVE SER RUIM MORAR NO ESPINHEIRO



Numa área de 73 hectares, asfaltada de cima a baixo, com seus luxuosos prédios e casas de estruturas belas, cravado próximo a uma das principais avenidas do Recife, a Agamenon Magalhães, é onde se localiza o bairro do Espinheiro. Um lugar de gente que tem dinheiro para morar, porque tanto o aluguel como a venda de imóveis são caríssimos.  Se você caminha pelas suas ruas asfaltadas que interligam o centro e principalmente a zona norte da cidade, verá pouco lixo no chão e uma imensidão de prédios que as vezes fica difícil até de ver o céu.

Deve ser ruim morar no Espinheiro com todo aquele luxo, com todas aquelas possibilidades de mercados, hospitais, lazer particular, ônibus... Pra quê ônibus se a locomoção dos moradores se dá de carro? Um bairro verdadeiramente elegante(SIC), de espaço nobre, de metro quadrado caro e de muita gente pra cuidar e servir. Diferentemente das comunidades e quebrada que a gente vê, que possui uma desorganização na estruturação de casas - muito pela falta de planejamento e reforma urbana - tidas como zonas perigosas, muito pelo descaso do Poder Público, mas que sempre dá pra fazer um puxadinho pra acolher as amizades e famílias, porque o povo é pobre, mas com um sentimento de solidariedade maior do que em qualquer lugar rico desse Recife.

Fica difícil você ver tanta injustiça, onde poucos tem muito e uma imensidão de muitos tem tão pouco. Como seria bom se as condições que são dadas as pessoas que moram no Espinheiro fosse de igual forma partilhada com aquelas pessoas que vivem nas favelas da Região Metropolitana do Recife. Que a lei que se aplica ao pobre fosse a mesma que se aplica ao rico. Que as condições de educação e saúde fossem as mesmas, oportunizando os que são paupérrimos a serem tratados com carinho, respeito, a ter um médico quando precisam ou uma cirurgia para ser feita quando a doença chegasse ao nosso corpo.

Imagine você que tem tão pouco, desfrutando da vista do último andar de um dos prédios daqueles lá do Espinheiro. Poder ir na cozinha e ter uma variedade de comidas, um quarto só para você e um elevador para te fazer subir e descer, sem precisar se arrastar por dezenas de degraus que interligam uma ponta do morro a outra. Ou melhor, imagine você na sua casa, na sua quebrada e colocar a cara na rua e ver ela asfaltada, sem aqueles tantos buracos ou sem o esgoto a céu aberto. Tendo a oportunidade de ter água todo dia, gente!!!! Imagine você chegando na escola e não ter professor faltando, ter uma sala adequada e uso de equipamentos pedagógicos que faça você estudar com gosto.
Talvez o que o povo quer na verdade não é morar no Espinheiro, é poder ter as mesmas condições de quem mora no Espinheiro. Viver na dificuldade é você enfrentar um leão todos os dias. Somos de guerra, porque a vida nos manda ir pra guerra, mas não queremos estar nela sempre.


Coletivo Força Tururu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MURIBECA: INUNDAÇÕES E FORTE ESPECULAÇÃO PELOS TERRENOS DO LOCAL

ÁGUA PARA A OCUPAÇÃO FLORESTA, NO TURURU

ENTREVISTA COM BIINO, QUE SOBREVIVE ATRAVÉS DO QUE A MATA LHE DÁ