PESQUISAR PARA FOCAR NA INTERVENÇÃO




No decorrer dos anos e conforme o acúmulo da caminhada apresentava as demandas, o Coletivo Força Tururu foi desenvolvendo suas ações. A partir de 2013 focada na campanha de enfrentamento ao genocídio da juventude negra, mas de forma geral, sem um direcionamento específico e desde 2017 mais focada em um objetivo, trilhado por indicadores e resultados concretos.

Em 2017 surge a campanha “Eu não quero ser o próximo”, que abordava algumas linhas de ações que partia da ideia de dar voz aqueles que, por um processo histórico, nunca tiveram direito a falar: jovens em situação de marginalidade ou familiares de pessoas que foram exterminadas.



Neste ano de 2019 nasce a campanha “Uma só vida”, que aborda as consequências da violência na vida das pessoas, quando são expostas à esta desde crianças. De que maneira repercutem isso? Quais as causas? Como está presente esse problema na sociedade? São algumas perguntas que precisam ser respondidas.

Na campanha “Uma só vida”, viu-se a necessidade de ser ainda mais específico na atuação, achar o “x” da questão a partir da elaboração e aplicação de uma pesquisa fundamentada na provocação de como as pessoas veem a violência, como sofreram e de que forma a violência agiu e age no decorrer dos anos no desenvolvimento delas. Dimensão cognitiva, psicológica, social.


A pesquisa está sendo feita a princípio na comunidade do Tururu, para este momento, e alcançou o número de 100 entrevistados, das diversas ruas que o bairro possui, subdivididos em categorias de idades.  Após toda a compilação desses dados, uma análise mais criteriosa será feita e a partir daí propor um conjunto de ações que incidam diretamente na prevenção e, ou, redução da violência.

Há outros objetivos com isso, que é entender o universo com que a violência se apresenta na vida das pessoas e como reagem a ela, de que forma podem ser feitas atividades mais organizadas, participativas e diretas para enfrentar os diversos sofrimentos sociais que se interligam ao tema central e como cobrar dos governantes mais eficiência e eficácia na implementação de políticas.

Se quiser saber mais informações sobre a pesquisa e ter acesso ao relatório final só mandar um e-mail pra gente (coletivotururu@gmail.com) que responderemos.

Coletivo Força Tururu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPANHA: PAULISTA, TERRITÓRIO NOSSO!

O MURO DA VERGONHA

DOCUMENTÁRIO ABORDARÁ O DIREITO À CIDADE EM PAULISTA