DOCUMENTÁRIO ABORDARÁ O DIREITO À CIDADE EM PAULISTA

 


Condomínios sendo construídos literalmente dentro do mar, forte avanço da especulação imobiliária na cidade de Paulista, infrações gravíssimas às leis ambientais, moradores sendo prejudicados e a natureza pedindo socorro! Não é alarmismo, não é sensacionalismo, é isso o que está ocorrendo no município, em especial na área litorânea, que tem sido um espaço muito cobiçado por empresários e empreiteiras.

Isso seria um processo natural considerando que estamos em tempos tecnológicos e de expansão imobiliária, porém não se pode encarar isso com muita naturalidade tendo em vista que a apropriação de espaços urbanos, o prejuízo causado às comunidades pesqueiras, ao mar, ao rio, as matas, têm sido pontos cruciais que vem incomodando grupos organizados da cidade e população de forma geral.

Foi pensando nisso e focando especificamente a área das praias que o Coletivo Força Tururu juntamente com o Coletivo Salve Maria Farinha promoveu a campanha: Paulista, território nosso. Na qual, uma das ações é a produção do documentário: “A Maria Farinha que sumiu”, que relatará como a especulação imobiliária tem se apossado do bairro de Maria Farinha e como isso pode ser prejudicial ao povo, pois está ocorrendo tudo sem nenhum debate público e de maneira desenfreada a partir de um discurso duvidoso de sustentabilidade ambiental, geração de empregos e do crescimento da cidade.

Para a produção do documentário foram registrados em torno de cinco dias de gravações, articulações com moradores, comerciantes, ocorrendo uma tentativa frustrada de diálogo com a Prefeitura e com o Grupo Votorantim,  além de diversas reuniões para o alinhamento do roteiro. A estimativa é que esteja pronto neste início de 2024.

Após finalizado, o objetivo é ser um instrumento pedagógico utilizado em escolas, promover um debate em torno do direito à cidade em Paulista, contribuir com audiências públicas, ser exibido em cineclubes e provocar incidência para a construção e cumprimento de leis em torno do meio ambiente, além de gerar um amplo debate com a população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPANHA: PAULISTA, TERRITÓRIO NOSSO!

O MURO DA VERGONHA

POSSÍVEIS CRIMES ELEITORAIS SÃO COMETIDOS POR VEREADORES EM PAULISTA