ÁGUA PARA A OCUPAÇÃO FLORESTA, NO TURURU

 


Por Coletivo Força Tururu

 

Em dezembro de 2022 o Coletivo Força Tururu estava presenciando a ampliação da Ocupação Floresta (que ainda nem tinha este nome) na comunidade.  Foi deliberado em planejamento de que, ainda naquele ano, iniciaria um conjunto de ações para o fortalecimento do espaço a partir do pertencimento da ocupação por parte dos moradores do Tururu e do debate em torno do direito à moradia.

A primeira ação feita foi a exposição de fotografia “um Tururu que talvez você não conheça” exposta em frente ao campo da comunidade. Alguns meses se passaram e ocorreu a aprovação de um projeto junto ao Fórum Nacional de Reforma Urbana e, posteriormente, com a Habitat para a Humanidade, o que ajudou na ampla divulgação, intercâmbio, articulação junto à prefeitura e movimentos de luta pela moradia, na organização dos próprios moradores e no fortalecimento da Ocupação Floresta, que passou a ter esse nome já em fevereiro de 2023.


 

Tudo isso gerou muita visibilidade e é a partir daí que surge a Ong TETO, que vem com uma proposta de ampliar as possibilidades estruturais para a Ocupação, inicialmente a partir de um mapeamento e escuta e em um segundo momento com ações práticas.

A TETO possui um “time de habitat” que é responsável pela melhoria de vida na comunidade, trabalhando com este tipo de intervenções. A entrada da Ong no Tururu é recente e a partir de um estudo local foi indicado que um dos problemas centrais é a falta de água.

Neste sentido serão três etapas a serem implementadas na ocupação: distribuição, qualidade de água, manutenção e armazenamento. Agora está sendo feita a distribuição da água na ocupação, escavando caminhos no local para a implementação de um “cano mestre” e canos diversos, ainda vai ser implementada a alocação de cisternas, em frente da sede comunitária “da Floresta” e a segunda em uma rua mais afastada.


 

Também terão distribuição de “cloradores” e organizar um sistema de distribuição através de “bombonas”, para as ruas que não terão encanamento.

A TETO possui um parceiro que contribui diretamente com as ações, a empresa SOFTS, que está atrelada à todas as soluções de água que a instituição faz em diversas comunidades, o que disponibiliza um recurso que está sendo executado na Ocupação Floresta.

Esta etapa da água será concluída em dois finais de semana.

Tudo isso só pode ocorrer a partir da organização e participação dos moradores e das moradoras da comunidade.

Para saber mais acompanhe o instagram do Coletivo Força Tururu: www.instagram.com/coletivo_tururu .

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTREVISTA COM BIINO, QUE SOBREVIVE ATRAVÉS DO QUE A MATA LHE DÁ

MURIBECA: INUNDAÇÕES E FORTE ESPECULAÇÃO PELOS TERRENOS DO LOCAL