CAMPANHA SOBRE VOTO CONSCIENTE REPERCUTE NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE
Por Coletivo Força Tururu
Em Julho deste ano
decidimos organizar uma campanha que trouxesse o debate sobre o enfrentamento
aos políticos assistencialistas, contra a compra de votos, pautando a
importância da pesquisa, de analisar bem os candidatos e cobrar posturas
coletivas destes postulantes, e foi aí que nós, do Coletivo Força Tururu,
reeditamos uma campanha que foi implementada em 2018 para a realidade atual,
surge, novamente, um conjunto de ações: #UmVotoDeQuê.
Em 13 de agosto foi
dada a largada da Campanha, está quase finalizando o primeiro turno do período
eleitoral e alguns pontos importantes precisam ser levantados do que foi feito,
do que poderia ter sido feito a mais e como o trabalho de base é importante
para a construção de ideias coletivas, bora lá:
- Durante a campanha, de forma presencial, fora
da internet, foi possível produzir 200 adesivos sobre a importância do
voto e distribuído; ocorreu formações em escolas públicas; distribuição de
500 cartas nas residências do Tururu; 20 horas de anuncicleta pela
comunidade, com spots produzidos pela equipe do coletivo, formação
na ocupação 15 de novembro.
- Na internet criamos dois personagens
candidatos: O Chico da Farmácia e o Jorge Cleyton, a partir disso, dois jingles
foram elaborados; cinco vídeos com roteiros produzidos sobre ideias
trazidas com relação ao voto onde esses dois personagens traziam posições
diversas; uma matéria sobre como os vereadores do Paulista agem nas redes
sociais, pontuando principalmente questões assistencialistas; diversos
vídeos, cards, materiais para stories foram publicados, alcançando
mais de 200 mil pessoas.
- Foi difícil organizar tudo isso com poucos
recursos. Ocorreram tentativas de articular financiadores, porém todas
frustradas. Com mais possibilidades financeiras a campanha, sem dúvidas,
teria um alcance maior e mobilizaria mais gente.
- Com este trabalho houve a
adesão de muitos coletivos da Região Metropolitana do Recife e pessoas, de
forma espontânea, passaram a multiplicar os vídeos e os cards produzidos,
além de dialogar em suas comunidades sobre este mesmo debate.
Contudo, é
importante, organizar uma frente estadual de Coletivos que possam, nas próximas
eleições se organizarem melhor, para que, de forma conjunta, seja feita uma
campanha que, de fato, alcance todo o estado, a partir da força da comunicação
popular desses grupos, que é bastante potente, e do trabalho de base.
Podemos e
conseguiremos mais.
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